Rio de Janeiro – O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro informou que o município de Angra dos Reis, no sul fluminense, está em alerta máximo, por causa da chuva que atinge a localidade e provoca a cheia do Rio Mambucaba. O alerta máximo é o nível mais grave entre os quatro existentes (os outros são alerta, atenção e vigilância), que significa que o rio já atingiu pelo menos 80% do nível de transbordamento.

 

Angra já havia sido afetada por temporal na semana passada. Ontem, choveu forte na cidade, a partir do final da tarde, causando estragos em toda a cidade. Houve alagamentos dos bairros de Mambucaba e Japuíba. Uma barreira deslizou na altura de Monsuaba, interditando temporariamente a Rodovia Rio-Santos (BR-101).

Os outros 44 rios de 24 municípios fluminenses monitorados pelo Inea estão em estágio de atenção, quando há previsão de chuva forte a moderada. Também ontem, a cheia do Rio Água Branca, no sul do estado, provocou o fechamento da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Resende.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que.

 

da Agência Brasil